quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Sons do Brejo chega a última edição
O espetáculo Real Circo Brasileiro e o Quinteto Brassil encerram a primeira temporada do projeto Sons do Brejo na cidade de Bananeiras. O circo apresenta-se no distrito de Jaracatiá, no dia 05, às 17h. No sábado (06), às 20h, o Quinteto Bassil e a Filarmônica Lira dos Artistas tocam na Praça Epitácio Pessoa, em Bananeiras. Exibições dos filmes paraibanos “O cão sedento”, “Alma” e “O meio do mundo” antecedem as apresentações.
O Sons do Brejo, em suas cinco edições, valorizou a participação da cultura popular. Grupos de cavalo marinho, ciranda, trio de forró e lapinha estiveram incluídos na programação cultural do projeto. “Gostaríamos de, neste encerramento, levar à população de Bananeiras um espetáculo produzido a partir de uma experiência pedagógica, em que estão envolvidos jovens artistas formados no projeto de educação e circo do Centro Cultural Piollin, que proporcionou a criação do espetáculo “Real Circo Brasileiro” e da fundação da Cia. Circo Alegria, uma iniciativa dos próprios educandos”, comenta Marcelina Moraes, coordenadora do projeto Sons do Brejo.
Cinco atores executam performances no espetáculo, que tem duração de 45 minutos. “O espetáculo Real Circo Brasileiro resgata a tradição circense com a exibição de números bem conhecidos como os malabares, o palhaço, o tecido, as paradas, o chicote e o trapézio”, explica o ator Rafael de Paiva. Integram o elenco, além de Rafael, Fabrício Carvalho, Giovanna Raquel, Josemberg Pereira e Thiago Santini.
A música instrumental tem vez por meio dos metais do Quinteto Brassil. O grupo é formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. É o conjunto de metais e percussão brasileiro com maior repercussão internacional. O nome é um trocadilho do nome inglês brass (metal) com o nome Brasil.
O repertório do Brassil é o resultado da integração de pesquisas acadêmicas em música e das filarmônicas do interior brasileiro. O resultado, além de pesquisa pioneira da música brasileira para metais, foi a compilação, edição e interpretação da música folclórica, popular, erudita e obras originais contemporâneas.
O Quinteto BRASSIL possui quatro CDs gravados. Seus integrantes são os músicos Ayrton Benck, Cisneiro Andrade, Gláucio Xavier, Radegundis Feitosa e Valmir Vieira.
A exibição de filmes produzidos por cineastas paraibanos continua a anteceder as apresentações promovidas pelo Sons do Brejo. “O cão sedento”, filme de Bruno de Sales, é uma ficção de 10 minutos que abrange o universo psicótico de uma assassina em série. “Alma”, de André Moraes, aborda o “descobrimento de mundo” de uma garota do interior, que passa a se questionar sobre quem ela é. “O meio do mundo”, de Marcos Vilar, é uma ficção de 11 minutos baseada na obra de mesmo nome do escritor Antônio Carlos Viana, na qual em um lugar distante, um pai decide levar seu filho para conhecer a vida.
O Sons do Brejo é um projeto do Grupo Artesanal, com patrocínio do Governo do Estado por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e Oi . Conta com os apoios da Prefeitura Municipal de Bananeiras e da Oi Futuro.
Assinar:
Postagens (Atom)